top of page

WhatsApp

(11) 98085-3993

Como e quando acontece a troca de pelos

Atualizado: 20 de out. de 2020

A queda de pelos em grande quantidade chega assustar, mas tem um cronograma natural.


Quem têm pets em casa sabe muito bem que em certas épocas do ano, como primavera e outono os pelos de cachorros e gatos caem com mais frequência.


Como o Brasil é um país tropical, onde as estações não são tão demarcadas, os pelos caem praticamente o ano todo. No entanto, nessas estações "de transito", a queda de pelos é mais acentuada. Isso pode acontecer facilmente percebido principalmente em animais de pelo curto e dupla pelagem, que não são tosados e escovados com tanta frequência. Já os de pelagem longa, o que faz com que os pelos soltos fiquem depositados no corpo, sendo necessário uma escovação para tirar o excesso de pelo. A troca de pelo intensa acontece como controle da temperatura do animal. Na primavera, ela ocorre para que o pet possa "se livrar" dos subpelos nascidos no outono e no inverno, que são pelos mais curtos que servem para aquecer os pets. Já no outono, ocorre de maneira inversa, ou seja, os pelos mais leves e curtos dos dias mais quentes dão espaço para os mais densos e grossos.


Como amenizar o desconforto com a queda

Aumente a frequência de escovação da pelagem. Inclusive em gatos que têm mania de se lamber e acabam acumulando pelos no sistema digestivo. Outra coisa que você pode fazer é massagear a pele do seu pet para estimular a circulação e remover descamações.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • TikTok
bottom of page